top of page

O Silêncio Transformador

  • Foto do escritor: Rosane Abude
    Rosane Abude
  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de nov. de 2020

Por Rosane Abude


Você conseguiria ficar sem falar por apenas um dia?

Eu me desafiei a ficar sem falar por quatro dias, quando fui a um retiro da Self Realization Fellowship, em Santa Catarina.


Acredite, o primeiro dia foi horrível. Eu sentia uma mistura de sentimentos ruins: angústia, ansiedade, estranheza, tristeza. A vontade de falar era absurda. A mente e o corpo ficavam inquietos e desconfortáveis, como se eu estivesse com abstinência a uma droga qualquer.


No segundo dia, amanheci mais calma, mas ainda incomodada, ainda me sentindo estranha. Ouvir as pessoas conversando e não poder falar, era muito difícil.


No terceiro dia, amanheci conseguindo sentir um estado de paz, que nunca antes tinha experimentado, nem nas minhas meditações. Neste dia, chegar a um estado meditativo foi muito mais fácil e chegar a um estado de serenidade e paz, quase não requeria esforço nenhum, nem técnicas de respiração, nem nada. Era como eu já tivesse acordado em um estado meditativo. E como não tinha mais tanta vontade de falar, comecei a prestar mais atenção nas falas das pessoas. Percebi o quanto era rico para mim ouvir o que elas tinham a dizer, o quanto eu aprendia com cada uma delas e o quanto eu ouvia tão pouco o outro, essa era a parte triste.


No quarto dia, já impregnada de prazer e bem estar incríveis do dia anterior e percebendo o quanto era vantajoso ouvir mais do que falar, pensar em voltar a falar era algo que não passava pela minha cabeça. Era uma ação completamente desnecessária, sabe?


Foi uma das experiências mais marcantes e transformadoras da minha vida. Acabei adquirindo o hábito de não falar ou falar o mínimo possível, quando estou em grupo, porque aprendo mais ouvindo os diferentes pontos de vistas ou, simplesmente, divertindo-me ouvindo as histórias que cada uma delas tem para contar.


E agora contando para vocês, sinto vontade de experimentar esse retiro de novo.


Vivencie coisas novas, abra-se às experiências que te desafiam. Você ficará surpreso com as suas transformações pessoais.


Conheça também a história de John Francis, um ativista ambiental que ficou em silêncio por 17 anos.


コメント


bottom of page