top of page

O que eu estou buscando na Índia

Foto do escritor: Rosane AbudeRosane Abude

A India é um país muito especial, onde as pessoas estão buscando viver o verdadeiro caminho espiritual. O Yoga nasceu na Índia.

Quando eu estive na Índia em 2013, o que mais me encantou foi como os indianos são felizes, amigáveis e realmente gostam de servir o outro, mesmo no meio de tanta miséria.


Apesar de ser um país muito pobre, que é a pior parte da Índia, recentes indicadores de homicídios por 100 mil habilitantes mostra um índice de 2.95.


Esse indicador é muito baixo, quando comparamos com os indicadores de outros países ricos, por exemplo: nos EUA é 6.92 e no Reino Unido é de 1.12. E se compararmos com o meu pobre país, Brasil, o indicador é 22.45. Um grande desastre!


Por que? Eu suponho que os motivos sejam as suas crenças e a sua maior missão na vida: tornar-se melhores seres humanos e encontrar a felicidade, mesmo em meio a um ambiente extremamente injusto.


A maioria dos indianos busca por sua iluminação, pelo seu desenvolvimento pessoal. Eles acreditam em Karma, se você faz algo de bom ou ruim, você será recompensado ou penalizado.


Colocando essas duas coisas juntas, onde o Yoga nasceu e uma busca verdadeira da sua espiritualidade, fica fácil imaginar o que eu estou buscando na Índia.

Em 2019, eu participei do Simpósio Internacional de Yoga Terapia em São Paulo. Foi quando soube que as mais respeitadas instituições de ensino e saúde do mundo têm pesquisado sobre os benefícios da prática do Yoga. Institutos como Escola de Medicina de Harvard, Instituto Mind and Life, Universidade de Wisconsin-Madison, o mais prestigiado hospital do Brasil, Hospital Albert Einstein, o Instituto de Kaivalyadhama e muitos outros. O número de projetos de pesquisa tem crescido exponencialmente. Eu também soube , neste evento, que as técnicas de Yoga têm ajudado muitas pessoas durante o seu tratamento, dentro e fora do hospital.


Meu coração era só luz de tanta felicidade. Não conseguia imaginar como o Yoga se tornou tão importante para a comunidade científica. Todos os dias eu voltava para casa, andando nas nuvens, tão orgulhosa, tão confiante e com a certeza de que havia trilhado o caminho certo na minha vida.


Imediatamente, eu soube o que gostaria de fazer com minha carreira como Professora de Yoga: ajudar as pessoas a se recuperarem de suas doenças físicas e mentais através das suas técnicas. Sempre acreditei que o Yoga era uma ferramenta poderosa para nos aprimorarmos, pois essa prática vem transformando minha vida de várias formas. Agora a ciência provou.


Perguntei ao meu professor o que eu precisava fazer para me tornar uma Yoga Terapeuta. Desde então, tudo na minha vida vem sendo direcionado para atingir esse objetivo, assim como o rio que corre sem pedras no seu caminho.


Tenho sentido que não sou eu quem tem escolhido este caminho, algo está me empurrando ou me guiando para a Índia com muita força.


No ano passado, quando eu me percebi sem meus filhos, meu primeiro desejo foi passar um ano viajando pela Europa para estudar inglês. Um ano sabático. No entanto, uma amiga me recomendou fazer alguma especialização em Yoga ou um mestrado, durante esta viagem. Depois de pesquisar um pouco, encontrei em Kaivalyadhama um curso de Yoga Terapia. Coincidência ou não, esse curso começaria logo após o término do meu curso de inglês, que eu já tinha contratado. Perfeito! Feito!


Tenho sorte de ter tido pais que me ensinaram os valores mais elevados da vida. Tenho sorte de ter amigos e irmãos tão especiais que me ensinaram como posso analisar minhas atitudes de acordo com meus valores. Tive a sorte de ter encontrado Yogananda, meu Mestre de Yoga, que me ensinou a meditar e sobre a filosofia do Yoga. Por fim, tenho a sorte de ter estudado Yoga em uma das mais sérias Instituições de Yoga do mundo, Kaivalyadhama e seus parceiros.

Pensando em tudo que estou escrevendo, o que busco na Índia é me preparar para cumprir meu dever, meu Dharma, minha missão nesta vida, pelo que meu coração bate bem forte. E como bônus, eu me aprimorar como pessoa.


O que virá a seguir? Eu realmente não sei, mas vou contar em breve.



 

O Clube Shanti é uma escola de Yoga, em um ambiente virtual, feita para tornar a prática mais simples, acessível e personalizada e lhe oferecer conteúdo para aprofundar seus conhecimentos sobre a filosofia do Yoga.

As aulas são ministradas online e ao vivo pelo Zoom, possibilitando que você pratique de qualquer lugar.

Oferecemos, também, sete videoaulas novas toda semana, 24 h/dia e 7 dias/semana, para você ter maior flexibilidade de horário.




247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Serenidade

Às Vezes

Comments


bottom of page