Você sabia que a sua postura afeta diretamente o seu humor, a sua energia, o seu bem estar e realiza mudanças significativas no seu cérebro e na sua mente?
Segundo os Sutras de Patanjali: “A postura deve ser estável e confortável” e “Yoga é a inibição das modificacões da mente”.
Patanjali tem a reputação de ser o autor dos Yoga Sutras, que provavelmente datam de 150 d.c. É uma pequena obra, de 196 versos, redigida em linguagem muito condensada, constituída por vários pensamentos sobre a prática e a filosofia do yoga.
“A postura deve ser estável e confortável"
Conforto, estabilidade e permanência são temas interligados. Estabilidade e permanência só acontecem em posição de conforto. E conforto só acontece com relaxamento no esforço.
Trabalhamos esse conceito, quando pedimos que em uma determinada postura o aluno tente relaxar os grupos musculares que não precisam estar tensos. E quando relaxamos na posturas, a mente fica disponível para a auto observação e auto conhecimento.
“Yoga é a inibição das modificacões da mente”
As práticas de Yoga são estáticas. A ideia de permanecer na postura tem uma razão fisiológica, ou seja, como afeta o funcionamento do corpo humano. Existe uma ação fisiológica e anatômica para se manter na postura, que irá ter um efeito direto na mente.
Todos nós sabemos que a mente afeta o nosso corpo. E o inverso é verdadeiro, nosso corpo afeta a nossa mente. Não na mesma rapidez, mas numa ação lenta, contínua e gradativa.
Por exemplo, quando vivenciamos uma situação de estresse nossa postura muda, o tônus muscular muda, nossa fisiologia muda. Vários outros fatores afetam a nossa postura, principalmente, os emocionais, mas também os hereditários, de costumes e de trabalho.
O que faz as técnicas de Yoga? Trabalham a postura, a imobilidade, a permanência para corrigir os padrões posturais negativos, trabalhar habilidades perdidas ou pouco trabalhadas, como por exemplo, o equilíbrio, e para interferir positivamente na mente. Por isso que as posturas do Yoga (asanas) são considerados verdadeiros padrões posturais e todos tem um significado simbólico.
Os autores do livro - O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow - desvendam a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios internos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que expressam sentimentos, concepções ou posicionamentos internos.
Em outro livro - O Cérebro Que Se Transforma, de Norman Doidge - o autor afirma que o cérebro (e aqui ele fala também das transformações físicas) se modifica. É um órgão plástico, vivo e pode de fato transformar suas próprias estruturas e funções, mesmo em idades avançadas. A neuroplaticidade é uma das descobertas mais revolucionárias desde que os primeiros cientistas começaram a estudá-lo.
O que faz o Yogui, quando permanece por tanto tempo em uma postura? Provavelmente se auto observando, auto analisando e auto aperfeiçoando. E pela imobilidade e permanência, também, desenvolve o prazer de ficar quieto e ter vontade de relaxar.
Portanto, não há dúvidas que o corpo influencia a mente, por isso devemos ficar atentos ao que nosso corpo está transmitindo para o outro e para o nosso cérebro, que irá se transformar para o nosso bem ou para o nosso mal.
Autora: Rosane Abude
Comments