top of page

Medicina Integrativa, o Yoga e o Emagrecimento

Foto do escritor: Rosane AbudeRosane Abude

O que é Medicina Integrativa?


A Medicina Integrativa trabalha para complementar e integrar o tratamento convencional, focando na pessoa como um todo e não apenas na doença. E não devemos e não podemos confundir com medicina alternativa.


A Medicina Integrativa reafirma a importância da relação entre paciente e profissional de saúde; é focada na pessoa em seu todo; é formada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas e de estilo de vida, profissionais e disciplinas adequadas para alcançar o melhor da saúde e da cura, encorajando a participação ativa do paciente em todo processo.


Sobre a compusão alimentar


Segundo Dr. Ricardo Jonathan Feldman do Hospirtal Albert Einsten, no cérebro está localizada uma região responsável pela regulação da fome e da saciedade e, caso este “sensor” esteja comprometido, haverá um desequilíbrio entre a fome e a vontade de comer. Diversas doenças, situações e emoções podem levar a alteração do equilíbrio fome/saciedade, dentre as causas principais estão a ansiedade e a depressão. Nessas doenças a busca por alívio de sensações desagradáveis como preocupação, tristeza e angústia, pode levar ao ato repetitivo de comer, uma fonte rápida e fácil de prazer, mas com sérias consequências em curto, médio e longo prazo.


Este mecanismo que regula a sensação de prazer após comer é chamado de sistema de recompensa. A fuga das emoções destrutivas pelo ciclo de busca de prazer através da comida, pode perpetuar-se e levar à compulsão alimentar.


Como o Yoga pode ajudar?


Cada vez mais estudos científicos são produzidos atestando o potencial do Yoga como facilitador do desenvolvimento de competências positivas, promoção de saúde e bem-estar na vida dos praticantes.


Em 2017, o Yoga passou a figurar no quadro das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do SUS. A sua utilização também é aconselhada pelos sistemas nacionais de saúde em todos os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Todos nós sabemos os inúmeros benefícios que o yoga pode trazer para o corpo e a mente. 70% a 75% dos artigos científicos do Pubmed consideram o Yoga como ferramenta útil para a saúde. Quando realizada de maneira constante, junto com o tratamento médico convencional, alivia a dor, reduz o estresse, favorece o autocuidado e, por consequência, o aumento da autoestima, a promoção da saúde, a qualidade de vida e a cura. Ajuda na saúde cárdio-respiratória.


Os exercícios trabalhados no Yoga favorecem a flexibilidade e a força muscular. Isso garante um melhor desempenho das atividades diárias, com mais disposição e energia. Além disso, ajuda a combater distúrbios do sono - comum em quem sofre com a obesidade.


A concentração exigida durante a prática, aliada aos exercícios de respiração, faz que a gente se desconecte dos problemas do dia a dia. As glândulas adrenais passam a funcionar melhor, reduzindo os níveis do hormônio cortisol, que em desequilíbrio, causa o estresse.


A atenção na execução das posturas implica em maior controle da mente e do corpo. Esse benefício ultrapassa o momento da prática e pode ser sentido em atividades que envolvem trabalho, estudo, no controle emocional e da compulsão alimentar.


E por fim, auxília no combate à depressão por promover o autocuidado e uma sensação de bem estar e relaxamento, contribuindo para o tratamento da depressão e síndrome do pânico.


Conheça o yoga e colha os benefícios que a prática oferece.


Aguardo você!

 

Agende uma aula experimental gratuita e venha praticar com a gente!




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page