top of page

A Arte de Relaxar

Foto do escritor: Rosane AbudeRosane Abude

Atualizado: 22 de jun. de 2020

Se formos buscar a definição de relaxamento no dicionário, acharemos: ato de diminuir a tensão; afrouxamento; relaxamento dos músculos, diminuição da fadiga, da dor, da ansiedade.


No Yoga treinamos o relaxamento para preparar o corpo e a mente para a meditação e como benefícios extras: diminuímos a fadiga, a dor, a ansiedade, a depressão e melhoramos a qualidade do sono e bem estar geral.


O que é treinar relaxamento? Temos uma técnica, onde desenvolvemos exercícios que irão produzir uma sensação de relaxamento, ao final.


Em geral, mantemos uma condição hipertônica em boa parte do dia, ou seja, mantemos os músculos tensionados ou fazemos movimentos de uma forma intensa, sem necessidade nos dois casos. E isso resulta em um gasto de energia físico e mental desnecessário. Mental, também, porque é o cérebro que comanda os movimentos. Por exemplo, quando ficamos com os ombros levantados, com as mandíbulas tensionadas ou quando balançamos os pés ou as pernas de forma ininterrupta e, muitas vezes, nem nos damos conta.


O relaxamento, na prática do Hatha Yoga, pode ser treinado em três situações:


1. Relaxamento conduzido – quando o professor conduz o relaxamento usando várias técnicas, na maioria das vezes, em Shavasana, postura do relaxamento (deitados de barriga para cima).

2. Relaxamento no esforço - que é o relaxamento quando estamos em permanência em uma determinada postura e o professor pede que o aluno perceba e relaxe os grupos musculares que não necessitam estar tensionados.

3. Relaxamento após a execução de um exercício de maior esforço ou quando tensionamos propositadamente e relaxamos logo em seguida. Contração intensa seguida de relaxamento.


Não é tão fácil relaxar, como alguns pensam. Associamos a dificuldade a uma ação muscular, como não tem ação muscular, achamos que é fácil. Porém muitas vezes deitamos e não relaxamos.


Toda prática de Yoga tem um compontente físico e um mental. O relaxamento é mais mental do que físico. E exige muito da nossa atenção.


Algumas vezes percebemos uma área do corpo tensa e, apenas pela nossa vontade, pela ação da nossa mente, não conseguimos relaxar, mas quando tensionamos uma área propositadamente e logo depois descontraímos, começamos a perceber essas duas posibilidades a contração e o relaxamento. E assim vamos aprendendo a soltar a musculatura contraída.


Como relaxar exige a nossa atenção, treinamos observar o nosso corpo e perceber qual a parte do corpo está tensa e, assim, a soltamos.


Vale a pena dizer que aprender a relaxar não é exclusividade do Yoga. Existem muitas outras práticas, sejam elas: esportivas, artísticas ou de lazer que promovem relaxamento e bem estar geral, tão eficiente quanto o Yoga.


Essas práticas, em geral, envolvem criatividade e imaginação. E quando usamos a criatividade ou imaginação estamos acionando uma área do cérebro chamada Lobo Pré-Frontal, localizada atrás da testa e que também é ativada no Yoga e em meditação. A ativação dessa área faz que ela assuma o comando do corpo, reduzindo a sensação de alerta e aumentando a percepção de segurança, que é quando o corpo se permite relaxar.

Sempre digo que não existe meditação, sem relaxamento e conforto. Por isso a importância de aprender a arte de relaxar.


E toda arte exige treinamento, observação, atenção e autocuidado.


Cuide de si mesmo. De vez em quando, se dê uma pausa e se largue.


Autora: Rosane Abude


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page